sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bispo Dom Esmeraldo confirma seu apoio ao Tapajós

“Eu sei que com o Estado do Tapajós, as mudanças não virão imediatamente como num passe de mágica, mas com certeza, pior do que está não vai ficar”, disse o bispo Dom Esmeraldo, durante reunião com membros da Frente Pró-Tapajós, realizada na manhã desta sexta-feira (07/10), na Cúria da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. Participaram do encontro com o bispo os membros da Frente: Alberto Oliveira, Francisco Lopes, Luis Azevedo, Ednaldo Rodrigues, Erasmo Maia, Henderson Pinto, Reginaldo Campos e Hermes Bessa.

Durante a reunião o bispo Dom Esmeraldo, pediu uma avaliação geral das atividades que a Frente vem desenvolvendo, para entender a dinâmica da campanha e saber o que de fato ainda precisa ser feito, para garantir o sucesso da criação dos novos estados. Sobre a campanha, Erasmo Maia explicou ao bispo que está sendo priorizada a estrutura de marketing e propaganda para todas as regiões envolvidas no Estado. Francisco Lopes, falou sobre o processo de instalação dos comitês nos municípios que irão compor o Estado do Tapajós e Henderson Pinto, e reafirmou que através desse trabalho é possível que cada prefeito mobilize seu município e faça um trabalho de conscientização junto à população.

Importância - Os membros da Frente ressaltaram a importância da participação das Igrejas no movimento. Na ocasião, Alberto Oliveira falou que por ser a Igreja Católica uma multiplicadora de idéias, tem um papel fundamental nesse processo. Reginaldo Campos usou o exemplo bíblico do episódio do Mar Vermelho para falar sobre a necessidade da criação do Estado do Tapajós, comparando o anseio da população do oeste paraense com a coragem do povo hebreu sair do Egito em busca da Terra Prometida.

Ednaldo Rodrigues, agradeceu o apoio que o Bispo tem dado à luta, desde que tomou conhecimento do movimento para a criação do estado do Tapajós, inclusive com manifestação pública durante a festa do Santíssimo Sacramento. O bispo Dom Esmeraldo, ao reafirmar seu apoio ao movimento, disse que veio da cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, e não entende como lá "mesmo sendo uma área de seca, a qualidade da água é dez vezes melhor do que a água de Santarém, apesar desta estar situada às margens dos rios Tapajós e Amazonas", o que demonstra, em sua opinião que o anseio da população pela criação do novo estado, é legítima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário