terça-feira, 11 de outubro de 2011

Antonio Russo saúda os 34 anos do Mato Grosso do Sul

Em pronunciamento nesta segunda-feira (10), o senador Antonio Russo (PR-MS) saudou os 34 anos de criação do Mato Grosso do Sul, e disse que nesse período o estado cresceu em infraestrutura, tornando-se hoje um dos principais pólos de desenvolvimento do país.

Antonio Russo considerou acertada a decisão de desmembrar o antigo Mato Grosso para a criação de um novo estado, pois ela abriu espaço para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste.

Esse fenômeno, segundo ele, também poderá se repetir com o surgimento de novas unidades da Federação, a exemplo de Carajás e Tapajós, cuja criação será definida pela população do Pará por meio de plebiscito, previsto para dezembro próximo.

Mesmo sendo onerosa a criação de um novo estado, disse Antonio Russo, as mudanças surgidas com o passar do tempo irão superar essas dificuldades, transformando-as em aspectos positivos da administração local.

O senador afirmou que Mato Grosso do Sul conseguiu superar todas as adversidades verificadas nas décadas de 1980 e 1990, tornando-se um importante produtor agroindustrial associado à conservação ambiental.

O Mato Grosso do Sul, ressaltou o senador, produz 10 milhões de toneladas de grãos; 40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano; tem um rebanho de 2 milhões de cabeças de gado com a melhor genética do país; ampla estrutura de serviço; e 450 quilômetros de rodovias pavimentadas.

O estado conta ainda com malha ferroviária com 1.700 quilômetros; 1.800 quilômetros de hidrovias; e um parque industrial localizado estrategicamente na fronteira com o Paraguai e Bolívia, o que poderá render ao Mato Grosso do Sul um importante papel no Mercosul.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a criação do Mato Grosso do Sul é importante para que a população paraense avalie a criação de Carajás e Tapajós. Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que o estado é um dos mais promissores do país, saudando os agricultores paranaenses que vivem naquela região.

Fonte: http://correiodobrasil.com.br/antonio-russo-sauda-os-34-anos-do-mato-grosso-do-sul%C2%A0/310039/

Nenhum comentário:

Postar um comentário