terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jacareacanga festeja inauguração de Comitê

Foi ao ritmo de muita musica e apresentações especiais, que foi realizada a grande inauguração do comitê Pró-Tapajós no município de Jacareacanga, distante 800 km de Santarém e fundada em 13 de dezembro de 1991, quando foi desmembrada do município de Itaituba, aproximadamente 40% da sua população de 37.073 habitantes é indígena da Nação Munduruku e mais de 80% está localizada nas vilas e aldeias. A cidade estava em festa, pela oportunidade de poder manifestar apoio a essa importante causa que é a criação do Estado do Tapajós. A programação teve inicio às 19 horas de sexta-feira (16/09) com uma caminhada e carreata pelas principais ruas da cidade. A participação da população foi marcante, abrilhantando ainda mais o evento. Dentre os representantes políticos estiveram presentes: o prefeito Raulien Queiróz, o vice-prefeito Roberto Munduruku, secretário de educação Pedro Lúcio, vereadores Carlos Amazonas, Gerson Manhuari,Hans Kabá, presidente da câmara Elias Freire, além de representantes de diversos sindicatos e entidades como o pastor Da Assembléia de Deus Walmir Tertulis,Roberto Strapasson, presidente do comitê Pró-Tapajós do município, professores, alunos e estudantes de diversas escolas de Jacareacanga e comitiva da Frente Pró-Tapajós composta por Francisco Lopes (chicão), vereador de Santarém Gerlande Castro (PP) e Marvado, liderança política de Terra Santa e Ronilma santos, jornalista. “A distância entre Jacareacanga e a capital Belém é de 4 horas de avião, precisamos diminuir essa distância e assim também as desigualdades” disse Wanderson Costa, morador de Jacareacanga que esteve presente na inauguração. Para o prefeito Raulien Queiroz, a grande participação da população foi a prova do desejo da população em se criar um novo estado. “ A população anseia por isso, e necessita da criação do estado do Tapajós.

“O ex-vereador de Terra Santa “Marvado” arrancou aplausos da população ao dizer que” Nós não iremos reduzir a distância até a capital federal, mas podemos reduzi-la até a capital do estado.

Eribert Marques, Paulista que estava em Jacareacanga a passeio, resolveu fotografar a movimentação na cidade, e conhecendo bem a realidade do Oeste, disse ser favorável a criação dos novos estados "Andei muito pelo Brasil e conheço bem essa região do Tapajós, ela tem todo o potencial para se desenvolver,mas a realidade aqui é complicada, tudo é mais dificil, encurtar as distâncias é fundamental, sou favorável a criação dos estados sim, todos tem o direito de buscar por melhorias" - disse.

Depois das apresentações e discursos o comitê foi inaugurado e entregue a população de Jacareacanga, para que ela possa de forma mais organizada e unida, trabalhar em prol do sonho do Estado do Tapajós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário